Você sabia que se um motorista fizer o preenchimento do disco diagrama de forma errada, pode ter seu veículo recolhido? Pensando nisso, separamos algumas dicas para você evitar essa dor de cabeça:

• Mantenha sempre o disco com os registros das últimas 24h em seu poder. Ele pode e será exigido no ato da fiscalização;
• Em caso de acidentes com vítimas, jamais remova o tacógrafo. Esta é uma atividade que está sob responsabilidade do perito encarregado do acidente. Caso este não possa  comparecer ao local, o policial deverá tomar as providências necessárias para preservar os registros ou o equipamento que os contém;
• Somente os tacógrafos dotados de dispositivos de comutação do condutor podem utilizar o mesmo disco ou conjunto de discos diagrama para dois condutores. Se o tacógrafo não possuir tal dispositivo cada condutor deve portar seu próprio disco ou conjunto de discos diagrama e efetuar a troca a cada revezamento dos condutores;
• O símbolo em frente de cada número é universal e qualquer agente de fiscalização consegue identificá-los facilmente.
• Nunca deixe seus discos diagrama expostos a alta temperatura ou umidade. Mantenha-os em local seco e arejado;
• O horário de início dos registros é obtido através da própria escala horária do disco diagrama, observando a hora e o minuto em que o veículo começou o seu deslocamento;
• O disco diagrama tem sãs características, funcionamento, aplicação e armazenamento definidos na legislação e normas técnicas. Dentre elas podemos citar a "Resolução CONTRAN 92/99 (Incluindo o anexo I)", o "Regulamento Técnico Metrológico do INMETRO, definido pela portaria 201/04" e as "Normas ABNT 15365 e 15266-1/16".
• Estas leis e normas especificam como os discos diagrama devem se comportar quando imersos em líquidos, expostos a alta temperatura, quando são armazenados por longos períodos, suas especificações de tolerâncias e dimensões e tolerâncias para as escalas de velocidade, distancia e tempos.
• Todas são muito importantes, mas a "Resolução CONTRAN 92/99" determina como o tacógrafo e os discos diagramas devem ser fiscalizados e oque deve ser  exigido durante a fiscalização.

Mas como preencher a fita?

1. Preencha com a identificação do motorista 1 (Nome ou CNH)
2. Preencher com a identificação do motorista 2 (Nome ou CNH)
3. Preencher com o nome da localidade do destino final
4. Preencher com a identificação do veículo (placa)
5. Preencher com a data de colocação do disco diagrama
6. Preencher com a quilometragem ao término do deslocamento
7. Preencher com a quilometragem de início do deslocamento
8. Preencher com a distância total percorrida (final – inicial)

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