Você sabe quais são as melhores estradas do mundo? Recentemente uma locadora de carros fez uma pesquisa das 10 melhores estradas do mundo para dirigir. Os especialistas se reuniram e chegaram à conclusão de que, para uma estrada ser realmente divertida, ela deve ter uma relação de 10 segundos em reta para cada segundo gasto em curvas. As melhores estradas foram:

1. N222, Portugal - A estrada N222 ficou com um índice de 11,3:1, o que a torna a mais próxima, em todo o mundo, da proporção ideal a que os especialistas chegaram. Uma das atrações dessa estrada, é o vale do rio Douro, com vinhedos próximos do rio, dos quais é feito o famoso vinho do Porto.

2. Highway 1, EUA – O trecho da Pacific Coast Highway tem 74 km e índice 8,5:1, o que a torna a segunda mais legal de dirigir do mundo, segundo o AVR. Saindo de Castroville em direção a Big Sur, passando por Carmel, a estrada é conhecida pela vista sensacional de penhascos, com o oceano Pacífico ao fundo. A paisagem é o que faz essa estrada de apenas 36 curvas ser excepcional.

3. Cheshire Drive, Reino Unido - Com o mesmo índice da segunda colocada, esse trecho da A535, que vai de Holmes Chapel a Alderley Edge, tem apenas 16 km, mas conta com 19 curvas.

4. Flüela Pass, Suíça - Com 28 km, esse trecho de estrada corre pelo meio dos Alpes Suíços e conta com 37 curvas. Ficou em quarto pelo índice de 7,7:1. Entre as curvas, há algumas que ficam mais estreitas no final, o que torna a estrada bastante desafiadora, especialmente para quem descer sem conhecê-la direito.

5. O interior de Somerset, Reino Unido - O interior de Somerset, Reino Unido - O trecho da B3515, de Cheddar a Ashwick, tem 23 km e 22 curvas. A rota pode ser dividida em três partes principais: penhascos, floresta e retas longas sem variações de nível. Ficou em quinto, com índice 7,5:1

6. Floresta Negra, Alemanha - O trecho da L126, que vai de Titisee a Bad Krozingen. São 61 km e 55 curvas. Elas rendem índice 7,1:1 para a rodovia, ou o sexto lugar. 

7. Lake District, Reino Unido - O índice 14,3:1 mostra que o trecho de 47 km entre Kendal e Keswich, pela rodovia A591, tem mais retas do que curvas (24 delas no caminho), porém, a estrada passa pelo Lake District National Park, um cenário que inspirou os poetas britânicos Wordsworth e Coleridge.

8. Great Ocean Road, Austrália - O trecho de The Twelve Apostles a Apollo Bay é o que fatura o índice 5,2:1, o oitavo lugar entre as estradas mais legais. São 48 curvas em 85 km, com um trecho pelo famoso Great Otway National Park.

9. Route de Napoleon, França - Nestes 63 km cheios de história, em meio aos Alpes Franceses, essa não é uma estrada típica de serra. Pelo contrário: quem conhece diz que ela estimula velocidade. Seu índice não nega, com 15,1:1.

10. Karamea Highway, Nova Zelândia - 54 km, 68 curvas e um índice de 5:1. Essa é a única representante da Nova Zelândia na lista, ainda que com honra, em seu décimo lugar. Liga a cidade de Karamea a Mokihinui.